Giratours

Giratours
Realizando sonhos

domingo, 23 de maio de 2010

Namoro na adolescência

Os Adolescentes e o namoro

ETAPA NECESSÁRIA

O namoro é uma etapa importante e necessária no desenvolvimento do ser humano. E é na adolescência que se inicia esta atração pelo sexo oposto, acompanhado por tudo aquilo que já apresentamos em artigos anteriores: mudanças físicas, psicológicas e sociais. “Namorar é uma coisa boa”, afirma a psicóloga clínica Helena Dagnino, pois a paixão experimentada pelos namorados produz energia e entusiasmo pela vida, contribuindo, inclusive, para a formação da personalidade. A possibilidade de dar e receber amor alimenta a auto-estima, conduzindo os jovens ao equilíbrio emocional.

Além de ser benéfica para o amadurecimento do adolescente, a paixão é saudável também para o corpo, conforme a manchete do artigo publicado pelo Correio Rio-grandense, em 09/06/2004: “Namorar faz bem ao coração e a outros órgãos do corpo, como também ao sistema nervoso e ao equilíbrio...”. Como vemos, há muitas coisas boas no namoro. E qual pai ou mãe não se lembra de como foram boas suas primeiras paqueras?
                                                                                               

ESTÁ NA HORA?

É freqüente ouvirmos pais dizerem a seus filhos, principalmente às meninas: “Não está na hora ainda de namorar, primeiro os estudos!”. Contudo, no ambiente escolar, no grupo de amigos ou até mesmo no convívio com os amigos de catequese da crisma, o papo é outro. E se forem proibidos, se encontrarão escondidos. Para a especialista na área, Terezinha Cruz, do Comitê de Adolescência da Sociedade de Pediatria do Estado do Rio de Janeiro (Soperj), o namoro é “um momento de experimentação, de treino, durante o qual o adolescente passa da fase da infância, quando recebe passivamente o afeto, à fase adulta do envolvimento afetivo-sexual. Idade exata para se iniciar um relacionamento não existe. O ideal é que, no próprio contexto familiar, se aprenda a respeitar o outro, a tolerar as diferenças, a valorizar a vida e as pessoas”.

FONE: Pâmella Cristina Cordeiro


FICAR OU NAMORAR

 
Que bom seria se tivéssemos uma resposta à pergunta: “É melhor que meus filhos namorem ou fiquem?”. O ficar é um comportamento atual. Não se sabe com exatidão o que será amanhã, já que é característica dos adolescentes mudarem facilmente e, se enchendo desse relacionamento superficial, voltem, daqui há algum tempo, a namorar com mais seriedade e compromisso.

Particularmente, conhecendo os adolescentes, acho isso um tanto difícil, já que o ficar é próprio dos adolescentes que ainda estão centrados em si e têm uma forte necessidade de se auto-afirmar. É mais fácil entender uma adolescente que hoje sai com um garoto, mas já pensando em convidar outro para ir ao cinema, só porque é mais bonito, do que uma jovem de 20 anos.

Contudo, mesmo numa situação dessas, nós, pais e educadores cristãos, podemos dar sentido à paquera dos nossos filhos, sem privá-los do prazer de se conhecerem, orientando-os ao respeito de si próprio e do outro. Esta orientação deverá começar primeiramente pelo exemplo dos pais que verdadeiramente se amam e com diálogos sinceros, sem moralismos que só podem mostrar nossa insegurança frente a esta fase da vida. E fiquem tranqüilos, pois como diz a médica Terezinha Cruz: “Com a maturidade, as escolhas devem tornar-se mais profundas, como também a afetividade e o respeito pelo outro são levados mais em conta do que os aspectos físicos”.

FONTE: (http://www.pime.org.br/missaojovem/mjjovensnamoro.htm)



Em minha opinião, o namoro na adolescência ajuda até mesmo no amadurecimento da pessoa, principalmente se tiverem o apoio dos pais.Mas por outro lado acaba confundindo a cabeça do adolescente principalmente da menina, pois a menina é muito mais sentimental, e sempre acaba se iludindo e achando que aquele pode ser o amor da sua vida. Na maioria das vezes é só ilusão mesmo, é aquela coisa “passageira” que dentro de alguns dias pode se acabar e faz com que aquela pessoa sofra por uma coisa que poderia ter sido evitada. Também pode ser amor e porque não?! Por isso que antes de qualquer coisa devemos conhecer a pessoa com quem estamos nos envolvendo.

Portanto, devemos aproveitar as oportunidades que surgem usando do bom senso e do aconselhamento de nossos pais e familiares.

 
Aluna: Pâmella Cristina Cordeiro. 8ª série.

18 comentários:

  1. Pamella, concordo contigo sobre aconselhamento dos pais, pois nada melhor que pessoas experientes e que nos amam para nos direcionar, A Bíblia diz que há tempo para todas as coisas, e muitas vezes adolescentes queimam etapas de sua vida por agir precipitadamente, por exemplo uma gravidez indesejada, ou até mesmo ficar sofrendo por uma decepção amorosa, esse é o tempo de estudar, fazer amigo, se divertir...

    ResponderExcluir
  2. Eu gostei muito do texto...
    Só acho que tem mais ou menos uma idade determinada para isso...porque nao acho que uma criança de 10 anos deva namorar..Acredito que essa maturidade é alcançada pelas meninas proximo aos 14 anos e pelos meninos proximo aos 16...

    ResponderExcluir
  3. Na nossa opinião, o certo é ser maduro o bastante para entender que, tudo tem o seu tempo, mas não tem idade determinada para o amor acontecer.É mais fácil se os pais colaborarem e conversarem sobre o assunto e resolverem entre si,pois caso contrário o filho pode se revoltar e trazer prejuizos.Devemos saber que o namoro tem responsabilidades e deveres, o que pode ser complicado para um adolescente compreender.Mas as ficadas,podem ser o primeiro passo para um amor verdadeiro.

    ResponderExcluir
  4. eu asho q p/ namorar tenq ter + maturidade tiipo lá pelos 16 anos... , ficar já é outra história...as pessoas ficam p/ aproveitar , beijar etc... e q p/ ficar asho q nãão tem uma idade definida , já p/ namorar os pais precisam deixar , levar em casa , namorar é uma coisa mt séria é quase um passo p/ o casamento.

    entoon asho isso , amei o texto , Parabéns
    bgs

    ResponderExcluir
  5. Gostei do tema do texto , muito bem expicado , eu acho que o namoro na adolescência ajuda muito no desenvolvimento da infância para a adolescência.

    Gustavo e Mateus 5a B

    ResponderExcluir
  6. adorei o tema e o texto , muita bom para os que pretende namorar ter uma nossam sobre o assunto...

    ResponderExcluir
  7. O texto e bem interessante ele fala sobre o namoro que alguns adolecentes acham precoce e outros não.
    E alguns ficam ate doentes.
    DE:Pedro e Carlos
    5ºB

    ResponderExcluir
  8. Gostamos muito do texto...
    E também achamos que existe uma idade certa para começar a namorar,que é aproximadamente depois dos 14 anos de idade.Não seria adequado para uma menina de 9 anos estar namorando.

    Gabrielle Soares,Kauana e Taynara.
    5° série B

    ResponderExcluir
  9. adoreei seu texto Pâm. e eu acho que nao tem idade para se apaixonar mais para namorar e bom ter maturidade suficiente e saber que nao deixa de ser uma responsabilidade ;) beijinhos Bruh

    ResponderExcluir
  10. Narjara e Amanda 8ª8 de junho de 2010 às 05:39

    Bom, concordo que se fosse com o apoio dos pais seria melhor. As vezes os adolescentes não contam para os pais sobre o que sentem e namoram escondido e se os pais descobrem fica complicado.

    ResponderExcluir
  11. vinicius lima de souza11 de junho de 2010 às 09:20

    eu acho que devemos dar prioridade aos estudos,embora devemos ter sentimentos mas para si, acho que apartir dos 14,15 anos devemos nos relacionar ........................ vinicius lima de souza 6b

    ResponderExcluir
  12. Eduardo Matheus Karvat11 de junho de 2010 às 09:27

    eu acho que devemos dar valor aos estudos mas nao deixar de ter sentimentos..mas apartir dos 15 anos dar espaço ao namoro.

    ResponderExcluir
  13. A eu achei muito bom texto e eu acho que devemo prestar mais atençao nos estudo mais tambem nao so nos estudos mais namorar pouco

    ResponderExcluir
  14. Mateus lima,Gabriel calebe,Bruno alex11 de junho de 2010 às 12:13

    Achomos o texto bom,pos acho que tem uma certa idade para o namoro,pos as vezes cranças namoram sem maturidade e responsabilidade,pos as vezes os pais acabam descobrindo,e isto acaba se tornando muito complicado

    ResponderExcluir
  15. Nós achamos um bom texto por que fala a realidade do mundo dos adolescentes e mostra realmente o que fazemos.
    Nós achamos um texto muito inteligente pois retrata bem nossa vida de adolescente e oque passamos e pensamos!!!!!

    ResponderExcluir
  16. Isabela , Sarah e Debora11 de junho de 2010 às 12:23

    Nós concordamos com o texto pois tudo o que diz nele é a realidade da vida dos adolecentes ...
    Primeiramente os pais devem estar cientes do namoro e concordar .. E temos que ser maduros para assumir um namoro sério..

    ResponderExcluir
  17. vinicius lima de souza30 de junho de 2010 às 18:51

    sou da 6 serie soupaixonado demosntro isso a pessoa mas creio que namoro na infancia disvirtua seus valores eicos acho que estou certo pois ha alguns dias via um menino de aproximadamente 10 ou 11 anos agarrado com uma menina menor que ele se ja nessa idade ele namora nao demora mit ele tera filhos
    vinicius lima

    ResponderExcluir
  18. Adorei o texto e acho que na adolescência é tudo meio complicado, pois é uma mistura de novos sentimentos e por isso nossa cabeça fica confusa.

    ResponderExcluir

Deixe aqui sua opinião/recado.